Agrestina marca presença em evento do Governo de Pernambuco e UNICEF sobre proteção de crianças e adolescentes

Iniciativa reuniu especialistas e gestores para fortalecer ações de prevenção e resposta voltadas ao público infantojuvenil em situações de desastres. (Foto: Scarlett Lima)

A Prefeitura de Agrestina, por meio de representantes da Defesa Civil e Assistência Social, participou do evento Diálogos pela Proteção: Crianças e Adolescentes no Contexto de Desastres e Comunicação de Risco, realizado no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, na última terça-feira (13), no Recife. A iniciativa reuniu representantes de diversos municípios e instituições com o objetivo de promover um debate qualificado sobre estratégias de cuidado e prevenção voltadas ao público infantojuvenil em contextos de risco.

O encontro contou com a participação de autoridades estaduais e representantes do UNICEF, além de especialistas renomados em mudanças climáticas, proteção integral e comunicação de risco. Foram abordadas as responsabilidades institucionais frente a desastres, com destaque para a importância de um planejamento integrado entre gestão pública, defesa civil e comunidade.

A programação trouxe reflexões práticas e teóricas com base na cartilha G20 UNICEF e oficinas voltadas ao fortalecimento do engajamento comunitário. Um dos pontos altos foi a discussão sobre a necessidade de proteger, com prioridade absoluta, os direitos das crianças e adolescentes durante situações de emergência e calamidade.

Para Ivan Veras, coordenador da Defesa Civil de Agrestina, o evento trouxe conhecimentos importantes para o trabalho do município: “Estar aqui é essencial para aprimorarmos nossos protocolos de resposta, pensando na proteção integral das crianças e adolescentes. Esse tipo de capacitação fortalece ainda mais nossa atuação preventiva e humanizada”, destacou.

Walison Silva, que representou a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos da Cidadania de Agrestina, também reforçou a importância da iniciativa: “A troca de experiências e o conteúdo compartilhado nos ajudam a pensar em ações mais eficazes e sensíveis às necessidades das nossas crianças, especialmente em momentos de crise”, afirmou.

Informações à imprensa – Scarlett Lima | DECOM-PMA

Rolar para cima
Ir para o conteúdo