| 

Agrestina

Audiência Pública discute planejamento do Plano Plurianual de Agrestina

Na manhã de ontem (30) foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Agrestina para discussão, elaboração e apresentação do Plano Plurianual – PPA, para os próximos quatro anos.

A mesa de debate foi composta pelo vice-prefeito, Zito da Barra, representando o prefeito Thiago Nunes, a controladora do município, luziene Ferraz, a secretária de Finanças, Jacielma Inácio e a técnica do Cespam, Cleide Santos. Os secretários municipais, que ocuparam as bancadas, puderam apresentar suas propostas consultando e recebendo sugestões do público presente.

O objetivo do Planejamento governamental é contribuir para melhorar a qualidade do gasto público. Através desse instrumento é possível identificar a visão de futuro do governante, de acordo com os anseios da sociedade.

Na ocasião foi discutido o planejamento municipal com base no PPA, instrumento que coordena e estrutura a ação do governo para um quadriênio, e estabelece diretrizes, objetivos e metas do plano de governo, além de ser uma referencia básica para os demais instrumentos de integram o sistema orçamentário, como as Diretrizes Orçamentárias - LDO, que seleciona os programas prioritários na execução do orçamento, e Orçamentos Anuais - LOA, que quantifica as ações prioritárias para o atendimento das demandas da sociedade, em face à escassez de recursos disponíveis.

A técnica do Cespam, Cleide Santos, falou da importância da sociedade estar presente neste tipo de ação, mesmo não tendo a cultura de participar. “Esse é um instrumento de grande importância de planejamento municipal que coloca em prática o que foi planejado durante a campanha”, disse.

Fotos: Jocelim Valdemar/ Decom - PMA