| 

Agrestina

Semana do Bebê é vivenciada em região quilombola de Agrestina

 

"Escolas e comunidade recebem programação especial voltada à exaltação da negritude"
 

A Semana do Bebê, evento realizado pelas prefeituras municipais em parceria com o Unicef, que tem o objetivo de trabalhar a primeira infância e a adolescência, foi vivenciada em Agrestina com um gostinho especial. As escolas Vereador João Lourenço e Maria Stela Cavalcanti, localizadas na região de remanescentes quilombolas, patrimônio do município, receberam uma programação especial voltada à exaltação da negritude e suas raízes culturais.
 

Autoridades e profissionais do município estiveram presentes prestigiando o momento, assim como a advogada, professora, e militante social, Lucimary Passos, que levou todo o seu conhecimento e empoderamento até a comunidade, com a missão de despertar o sentimento de pertencimento nos moradores daquela comunidade.
 

Na Escola Vereador João Lourenço teve apresentação dos alunos do maternal, lanche, muita diversão, e muita beleza. Nove meninas encantaram a todos os presentes com suas vestes coloridas simbolizando a ancestralidade da raça, seus cachos, e sua cor, em mais uma edição do “Desfile da Beleza Negra”, que tem o objetivo de despertar o desejo de assumir a beleza natural e valorizar a estética negra, bem como resistir e combater a opressão social.
 

Reunidos em frente à igreja da comunidade quilombola de Pé de Serra dos Mendes, sob um forte calor que coroava a todos, crianças, adolescentes e os moradores mais velhos da localidade, quase centenários, observavam aquela efervescência cultural de olhos atentos. Nos quatro cantos da vila, composta de casarões da Era Colonial, ecoava o som das batidas de mão e do berimbau, reverenciando a história daquele chão e anunciando a chegada do “maculelê”, encenado pelos capoeiristas da Capoeira Pulo do Gato, de Agrestina. Rufaram os tambores da Banda Marcial Antônio Estevão, a pedido de Lucimary Passos, e logo os jovens estavam ajudando a militante a ecoar a canção Canto das Três Raças, da cantora Clara Nunes. Por fim foi recitada uma poesia que fala da resistência negra.
 

No mesmo dia, a Escola Maria Stela Cavalcanti recebeu a caravana cultural proporcionada pela “Semana do Bebê”. A turismóloga e diretora de Turismo de Agrestina, Anayran santos, e o professor de história e diretor de cultura, Adeilson Soares, levaram até os estudantes do ensino fundamental uma palestra sobre a história daquela região, fruto de suas pesquisas, e até então desconhecida por muitos. A conversa sobre reconhecimento desta cultura, que despertou o interesse dos jovens em sua própria história, é fruto do trabalho de valorização da gestão.















 

Texto: Aguida Guimarães/ Decom - PMA

Fotos: Adriano Monteiro/ Decom - PMA