| 

Mulher

Secretaria da Mulher realiza palestra sobre câncer de mama

Na manhã desta quinta-feira (26), a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Agrestina, em parceria com o Programa Mãe Coruja, realizou uma roda de conversa para discutir o tratamento do câncer de mama e a importância da realização dos exames preventivos para o tratamento da doença.

Além de toda equipe da Secretaria da Mulher, coordenada pela secretária Emília Alves Fernandes, estiveram presentes no encontro a equipe do Programa Mãe Coruja Pernambucana, composta pela coordenadora de ciclos da Educação e Cultura do programa, Kathiane Wanessa, as técnicas Erica Mariane e Viviane Mota além das professoras Zilene Tavares e Elaine Grigório.

Na ocasião, a aposentada Rosa Santos, de 45 anos, que, no ano passado, passou por um tratamento de câncer de mama compartilhou com as mulheres presentes no encontro sua experiência com a descoberta e tratamento da doença. “ Perdi o seio e parte da musculatura da axila. Os médicos já nem acreditavam que eu ia me recuperar. Foi muito difícil descobrir a doença porque ela mexe muito com o emocional, mas minha fé me ajudou a seguir em frente”, disse.

Rosa também fez um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce. “ Tudo no início é mais fácil. É preciso ter força, coragem para segui em frente. O medo é grande, mas para viver é preciso superar. Se eu tivesse ficado em casa, sem procurar tratamento, com certeza eu não estaria mais aqui”, completou.

A palestra é parte da programação do “Outubro Rosa”, realizada pela Prefeitura de Agrestina por meio da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. A programação conta com ações até o dia 31 de outubro.

Fotos: Adriano Monteiro - Decom/ PMA