| 

Educação

Prefeitura de Agrestina leva a horta para a escola

Couve-flor, tomate, cenoura e coentro são apenas algumas das verduras e dos legumes que compõem a horta implantada pela Prefeitura de Agrestina na escola Nossa Senhora da Conceição, na zona rural do município.
A iniciativa surgiu durante uma conversa entre a gestora da unidade educacional, Juliana Joadan, e a bióloga do município, Elizandra Silva, como forma de aproveitar o terreno por trás da quadra da escola. O espaço foi preparado, algumas sementes foram escolhidas e logo todos os alunos e profissionais da escola estavam envolvidos na produção da horta, que é integralmente orgânica.
Atualmente alunos do turno matutino, que contempla o maternal até o 5º ano, têm uma aula por semana de cuidados com a horta, despertando a consciência ambiental nos pequenos e promovendo até mesmo mudanças nos hábitos alimentares da garotada, uma vez que tudo o que é produzido na horta é incluído na merenda escolar. 
Agora a gestora Juliana Joadan disse que pretende aumentar a variedade de verduras e legumes na horta e que ela já é um sucesso entre os educandos. “Todos os estudantes nos deram um retorno positivo sobre a proposta. Eles ficam animados para as aulas na horta e cuidam dela com muito zelo e responsabilidade”, destacou.
Esta é a primeira unidade receber o projeto de horta na escola, mas, devido a excelente adesão, em breve outros estabelecimentos de ensino receberão a iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação.

Horta orgânica

Cultivar uma horta orgânica, independente do tamanho e da variedade de alimentos plantados, é sempre bom. Bom para a saúde e o bem-estar e também para o meio ambiente, mostrando que é possível se alimentar bem explorando os recursos naturais de forma sustentável. Fazer uma horta na escola ou em casa aumenta o contato com a natureza e dá a garantia de que você irá ingerir alimentos mais saudáveis e livres e agrotóxicos.