| 

Cultura e Turismo

Agrestina participa da 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns

No próximo sábado (22), o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos participa da palestra “Cozinha Patrimonial: Territórios”, com mediação da gastrônoma Ana Cláudia Frazão,  que  tem como objetivo desvendar a geografia  do nosso território, enfatizando a relevância dos produtos originários do Agreste Meridional. O encontro tem início às 14h, no Instituto Historico, Geográfico e  Cultural de Garanhuns, localizado  na Praça Dom Moura. 
 
A palestra busca enfatizar a necessidade da preservação dos saberes tradicionais de uma culinária com reconhecimento territorial, assegurando o mérito cultural e proporcionando uma intensa dimensão simbólica e cultural da gastronomia da região. 
 
Na ocasião, o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos, vai falar sobre o Alfenim, doce centenário produzido em Agrestina, e das ações desenvolvidas pelo município para  salvaguardar a cultura  desse patrimônio gastronômico. 
 
Após a palestra, será oferecida uma pequena degustação entre os participantes com a temática: "Degustando a Cultura Local" , e a elaboração de três receitas com produtos do Agreste Meridional como:  café, doces e queijos, desenvolvidas pela gastrônoma convidada, Beth da Mata. 
 
A mediadora da palestra, a gastrônoma Ana Cláudia Frazão  é natural de Recife – Pernambuco e tem a culinária em seu DNA familiar. Formada em Gastronomia, estudou Produção e Gestão Cultural e é professora de cozinha brasileira e pernambucana. Como pesquisadora, seu trabalho de investigação é resultado de uma década de intensa militância cultural, buscando a valorização da culinária brasileira, em especial a pernambucana, e construindo focos de interesses comuns e resistência em todo esse processo gastronômico.
 
A palestra é parte da programação oficial do 27º Festival de Inverno de Garanhuns, no Polo IHGCG.

Foto: Adriano Monteiro