| 

Turismo

Agrestina participa de IV Encontro da Astur-PE com programação voltada ao desenvolvimento do Turismo

Nos dias 5 e 6, de dezembro, Agrestina participou do IV Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco, em Olinda. O evento, que reuniu 38 municípios do Estado, marcou o encerramento das atividades do ano de 2017 da ASTUR/PE, com palestras, visita técnica, mostra gastronômica, intercâmbio de turismólogos e a entrega do prêmio Othon Bezerra de Melo.
 

Diversas autoridades e profissionais que atuam na área do turismo estiveram compondo a mesa diretora na abertura oficial do evento, realizado na Prefeitura de Olinda. Entre eles o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina e presidente da Astur-PE, Josenildo santos, o prefeito de Olinda, Lupércio Carlos, o vice-prefeito, Márcio Monteiro, o diretora de estruturação turística da Empetur, Carolina Marques, o secretário de Turismo de Olinda, João Luiz, o prefeito de Itapissuma, José Tenório, e Adailton Feitosa da Empetur, representando o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras.
 

As palestras; “Captação de Recursos”, com Vírginia Lacerda, e “Preservação do Patrimônio”, com o professor, arquiteto, e funcionário da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, Clodomir Barros, foram o mote do evento, que buscou discutir acerca da importância dos municípios desenvolverem projetos para captação de recursos, além de promover a preservação do patrimônio para manter viva a memória de um lugar. “Quando a gente preserva uma parte da história a gente preserva a história de um país, essa é uma forma de manter a cidade organizada para receber o turista”, disse Clodomir Barros.
 

A turismóloga e diretora de Turismo de Agrestina, Anayran Santos, representou o município no I° Encontro de Turismólogos do Estado, um espaço reservado para discutir a importância dos turismólogos e técnicos na promoção de um Turismo com responsabilidade, tendo em vista que este profissional contém uma lupa para enxergar e gerir toda a complexidade que envolve a atividade turística, que vai muito além de produção de eventos. Na ocasião também foi definido que o próximo município a receber o encontro será Bonito-PE. Para o prefeito de Itapissuma, José Tenório, a Astur realiza um trabalho responsável e de credibilidade, oportunizando que os municípios tracem suas habilidades e explorem suas potencialidades. “Turismo é mais do que lazer, é saúde psicológica, e a Astur luta por esses ideais”, disse.
 

Ainda no mesmo dia foi realizada a entrega do consagrado prêmio de atuação na atividade turística, Othon Bezerra de Melo, ao diretor presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robson Pacheco, edição 2016, e ao vencedor deste ano, o turismólogo e gestor da Unidade de Destinos e Produtos Turísticos da Empetur, Gil Marinho. Ao final do evento houve uma “Mostra Gastronômica” e Agrestina apresentou sua sua gastronomia local. A noite foi encerrada com um jantar de confraternização e apresentações culturais, entre elas, Getúlio Cavalcante, um dos maiores compositores do Frevo da América do Sul. Na quarta-feira (6), Clodomir Barros conduziu os gestores numa visita técnica para conhecer o patrimônio histórico de Olinda e vivenciar na prática o conteúdo das palestras.
 

Aguida Guimarães/ Fotos: Jocelim Valdemar/ Decom - PMA