| 

Agrestina

Agrestina participa do III Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco da Astur

A Associação de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco - Astur /PE, em parceria com o município de Itapissuma, realizou nesta sexta-feira (6) e sábado (7), o III Encontro de Secretários e Dirigentes de Turismo de Pernambuco, que além de Agrestina, contou com a presença de mais de 30 municípios das diversas regiões do Estado.

A mesa diretora foi composta pelo presidente da Astur/PE e secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos, pelo vice-presidente da Astur/PE e secretário de Turismo de Gravatá, Romero Brito, prefeito de Itapissuma, José Tenório, ex-prefeito de Itapissuma, Cal Volia, vereador, Jeferson Teles, prefeito e vice-prefeita de Igarassu, Mário Ricardo e professora Elcione. Representando o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras, o diretor de Operações da Empetur, Ciro Couceiro e ainda a representante do superintendente do SEBRAE de Pernambuco, Oswaldo Ramos, a gerente regional da Unidade do Agreste Central e Setentrional, Débora Florêncio, a presidente do CONTUR de Itapissuma, Priscila Luna, a presidente do SINGTUR/PE, Elisabeth Leite, o secretário de Turismo de Itapissuma, Glaydson Figlioulo, Gil Marinho, Carlos Casado e Jane Ermice, da Empetur, e Marília Rocha, do Balcão de Atendimento do SENAC.

A abertura oficial do evento contou com a apresentação do município anfitrião e apresentações de personagens da sua cultura popular, como a criadora da Caldeirada de Itapissuma, Dona Irene; o artesão, Zezo de Lima; os fabricantes de Fantasias de Luxo, Sandra Farias e Humbertto; Fantasias de Originalidade, Geraldo Bernardino e Edson; Seu Martins, da Tribo Ubirajara, além das palestras: “Turismo como ferramenta para o desenvolvimento sustentável de uma localidade”, com o consultor de marketing e Mestre em administração, Steven Albuquerque, e “Comunicação e assessoria de imprensa pra o Turismo”, com a jornalista, Aline Pinho. Após as palestras aconteceu o lançamento do livro Shakkar, que contempla o doce Alfenim de Agrestina, da gastrônoma Ana Cláudia Frazão, as Conferências de Cultura, realizadas pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe, com a presença da secretária executiva de cultura de Pernambuco, Silvana Meireles, e da gerente geral de preservação do patrimônio cultural da Fundarpe, Márcia Chamixaes, e do editor-chefe do Portal de Cultura de Pernambuco, Tiago Montenegro.

Na ocasião também aconteceu a escolha dos próximos homenageados do consagrado prêmio de atuação na atividade turística, Othon Bezerra de Melo, que homenageou a diretora de jornalismo do Globo NE, Jô Mazzarolo, em 2015, e o diretor presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robson Pacheco, em 2016. Para a edição de 2017 a assembléia escolheu o foi funcionário de carreira da Empetur, Gil Marinho. Logo após houve uma Mostra Gastronômica, com apresentação de cada produto gastronômico e apresentações culturais, pelos secretários municipais, e por fim um jantar de confraternização.

No segundo dia do evento, foi realizada a reunião administrativa dos municípios associados da Astur/PE. Em seguida, aconteceu a visita técnica a bordo de um catamarã pelo Canal de Santa Cruz. O passeio continuou pelo Sítio do Canto, com apresentações de coco de roda e maracatu, visita à Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante e a Fazenda Mulata, casasão do século XVII, com apresentação da Banda Musical 1° de Maio. Além da visitação às ruínas do engenho de cana de açúcar, e inauguração oficial do Centro de Artesanato de Itapissuma, com apresentação do Pastoril da Melhor Idade, e almoço no Polo Gastronômico da Caldeirada.

O próximo encontro da Astur/PE será no município de Olinda, que através de votação democrática venceu outros dois municípios do Estado. O encontro acontecerá nos dias 1 e 2 de dezembro.

Fotos: Adriano Monteiro/ Decom - PMA