| 

Cultura e Turismo

Agrestina participa de reunião para tratar da IV Conferência de Cultura de Pernambuco

Na última sexta-feira (27) a Associação Comercial e Empresarial (Acic), de Caruaru, sediou uma reunião com a presença dos gestores e agentes culturais do Agreste Central, para tratar da IV Conferência Estadual de Cultura e das pré-conferências setoriais.

A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, a assessora de formação e capacitação da Secult, Agricélia Genuníno, e André Brasileiro, da comissão deliberativa do Fundo de Cultura do estado, conduziram a reunião e ouviram as demandas dos representantes dos municípios presentes, entre eles Agrestina, Camocim de São Félix, Belo Jardim, Bezerros, Tacaimbó, Cupira, Panelas, e Altinho.

As pré-conferências setoriais que abrangem diversos segmentos culturais, como Artes Visuais; Artesanato; Audiovisual; Cultura Popular; Circo; Dança; Design e Moda; Fotografia; Gastronomia; Literatura; Música; Teatro; e Patrimônio Cultural, e antecedem a realização da Plenária Estadual Final, serão realizadas com a finalidade de analisar, debater, e de forma democrática, fazer com que gestores culturais e sociedade civil apresentem as propostas de seus municípios como contribuição ao Plano Estadual de Cultura.

A discussão e aprovação do Plano Estadual de Cultura é um dos objetivos da IV Conferência de Cultura de Pernambuco, que será realizada em março de 2018. De tema “Um plano Estadual de Cultura Para Pernambuco”, a conferência busca ampliar e democratizar os processos de participação social nas políticas públicas de cultura, através de uma construção coletiva, além de estruturar e consolidar o Sistema Estadual de Cultura de Pernambuco.

O desenvolvimento do Plano de Cultura, que busca realizar um processo de regionalização, através da contribuição dos municípios interioranos, será um momento histórico para o Estado de Estado de Pernambuco e o seus fazedores de cultura.
 

Foto: Aguida Guimarães / Josenildo Santos