| 

Cultura e Turismo

​Com quase um século de tradição, Agrestina realiza mais uma Edição da Festa de Nossa Senhora do Desterro

Por Aguida Guimarães 

No início do ano as cidades do interior de Pernambuco se preparam para receber a temporada de festividades religiosas, tradicionalmente realizadas como forma de preservar a história local, através dos santos padroeiros. Em Agrestina, no Agreste de Pernambuco, não foi diferente. Esta foi a 96ª Edição da Festa de Nossa Senhora do Desterro, que acontece sempre nos dias 1 e 2 de fevereiro. O evento, que une a programação religiosa e artística, e se destaca na região por sua grandiosidade, este ano contou com uma novidade, coincidindo com a entrega da Praça Padre Cícero totalmente requalificada, um grande marco para o município.



A parte religiosa da Festa, sob o tema “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, e o lema “Sal da Terra e luz do Mundo”, começou no dia no dia 24 de janeiro e seguiu  até o dia 2 de fevereiro, com o Leilão da Igreja,  os ofícios de Nossa Senhora, as celebrações eucarísticas e a grande Procissão de Nossa Senhora do Desterro,  que contou com a presença de diversas autoridades políticas do Estado. O evento recebeu a ilustre presença do Reverendíssimo Monsenhor do Tribunal Eclesiástico do Recife-PE, José Heleno dos Santo, que no dia (2) presidiu a Celebração Eucarística.



Os shows artísticos aconteceram no palco montado na Rua João Guilherme, em frente à Prefeitura. No primeiro dia do evento se apresentaram a cantora Maria Clara e a Banda Saia Rodada, já no dia (2) foi a vez dos cantores Wallas Arrais e Jefferson Moraes.



A estimativa de público, segundo a Polícia Militar de Pernambuco , foi de mais de 12 mil pessoas no dia (1), e mais de 15 mil no dia (2). Com relação ao item segurança, a Secretaria de Cultura e Turismo tomou todas as providências, juntamente com Bombeiro Militar e Civil, Celpe, Polícia  (4° BPM, Biesp, e PRF) e segurança privada, para que tudo estivesse dentro dos parâmetros exigidos à realização do evento. Nenhuma ocorrência de gravidade relevante foi registrada.



Fotos: Adriano Monteiro/ Decom- PMA