| 

Cultura e Turismo

Livro de comedoria popular que percorre os caminhos do açúcar em Pernambuco é lançado na última sexta em Garanhuns

A última sexta-feira (28) foi dia de linguagem gastronômica no Festival de Inverno de Garanhuns, com o lançamento do livro de comedoria popular "Shakkar - A cultura do açúcar e os saberes tradicionais da gastronomia de Pernambuco", que contempla cinco doces tradicionais do estado de Pernambuco, inclusive o Alfenim de Agrestina. O livro foi lançado pela gastrônoma, Ana Cláudia Frazão, no Instituto Histórico Geográfico e Cultural de Garanhuns (IHGCG).

O livro faz parte de uma série de lançamentos itinerantes que tem o objetivo de valorizar os atores da gastronomia pernambucana. Na ocasião, a autora do livro falou sobre a sua pesquisa acerca da cultura do açúcar no Brasil e em Pernambuco, e do seu trabalho de militância pela valorização da gastronomia em seu aspecto cultural, histórico e geográfico. Também discutiu a importância de exaltar os processos que surgem das tradições, com a palestra "Receituários tradicionais: sabores que se perpetuam no tempo". Logo após, houve a exibição de um curta-metragem complementar ao livro, que apresenta as famílias responsáveis por preservar essas expressões gastronômicas em suas cidades pernambucanas.

O secretário de Cultura e Turismo de Agrestina e presidente da Astur-PE, Josenildo Santos, como palestrante, falou do valor histórico do Alfenim e do sentimento de gratidão e dever cumprido, em proporcionar mais uma ação de salvaguarda às tradições de Agrestina.

Ana Cláudia Frazão realizou um agradecimento especial a José Otaviano (Cazuza) e sua família, agrestinenses produtores de Alfenim, e falou da importância que eles representam nesse processo de resistência e preservação das raízes, enquanto atores sociais da gastronomia local.

“Tenho toda certeza do quantos vocês são importantes para o estado de Pernambuco, para o Brasil e para o mundo, é muito importante que vocês saiam daqui hoje com essa sensação e com esse sentimento afirmado no coração. Vocês representam uma região.”, disse

Ao final do evento a autora autografou os livros do público presente.

Fotos: Adriano Monteiro/ Decom - PMA