| 

Símbolos Oficiais

SÍMBOLOS OFICIAIS











 

BANDEIRA 

Por ocasião do Cinquentenário da Emancipação Política de Agrestina, em 11 de setembro de 1980, a Prefeitura Municipal, no governo do prefeito Sinval Ribeiro, promoveu um concurso com os alunos das escolas da cidade, para a escolha da bandeira do município. O vencedor foi Nicodemos José Torres (Tata da compesa), aluno da 7ª série da Escola Estadual Profº José Constantino. A Bandeira desenhada por Nicodemos foi escolhida por sua originalidade. A faixa branca representa a firmeza e a integridade do povo agrestinense. O poço é o símbolo da nossa origem e as estrelas os nossos distritos. O branco significa a paz, a firmeza e a integridade. O azul a formosura e a lealdade.





















BRASÃO DO MUNICÍPIO DE AGRESTINA

AUTOR DO PROJETO, TEXTO E DESENHO: José Emiliano de Melo Junior 
Tendo em vista que o município de Agrestina não possui um brasão e que o brasão utilizado em documentos oficiais do município, impressos ou carimbos, era tão somente o brasão do Estado de Pernambuco, vi a necessidade da criação de um brasão para o município de Agrestina. Para sua criação foram projetados símbolos comuns ao município, extraídos da história e da geografia do local.







 


SÍMBOLOS UTILIZADOS E SEUS SIGNIFICADOS


FACHADA DA PREFEITURA: O prédio onde funciona a Prefeitura é um dos mais antigos da cidade e no brasão além de representar o símbolo do comando administrativo municipal e ser o patrimônio público municipal número 01, representa também uma testemunha da evolução e desenvolvimento do município ao longo dos tempos. Por tal importância, este aparece com a cor dourada.

ESCUDO: Tipo Português, topo quadrado com base arredondada. A cor vermelha representa a bravura de um povo que não desiste dos seus ideais e a luta cotidiana de seus filhos pelo progresso cada vez mais elevado do Município e a cor azul representa o elemento principal o qual ajudou a formação do município de Agrestina, a água.

ESTRELAS: São três e cada uma representa um dos distritos que pela Lei provincial nº 1.829, de 28 de junho de 1884; Leis Municipais nº 06 e nº 07, de 05 de junho de 1953, e ratificadas pela Lei Estadual nº 1.818, de dezembro de 1953, foram criados e compõem o município de Agrestina, sendo a estrela central figurada pelo Astro Rei, o Sol, representando o distrito sede do município.

FAIXA BRANCA: Representa a estrada que aqui passava e a qual conduzia os sertanejos que rumavam em direção à zona da mata sul. Se não existisse esta estrada que passava perto do minadouro, certamente, não existiria a localidade Bebedouro, e, hoje, conseqüentemente, não existiria Agrestina.

POÇO: Símbolo da origem da cidade, o poço foi construído no local onde se encontrava o minadouro que abastecia a população. Viram a necessidade do aumento do fluxo de água no minadouro, assim construíram o poço.

AS ONDULAÇÕES: São duas e cada uma representa um dos dois principais rios do município. A primeira e maior, representa o Rio Una, grandioso rio do qual Agrestina faz parte de sua bacia. A segunda e menor, representa o Rio Mentirosos, rio este que banha a cidade; estes, principalmente o Rio Mentirosos, abasteceu durante muito tempo a população local depois que a água do poço não dava mais vencimento as necessidades da população.

FAIXA VERMELHA: Representa a fertilidade do solo agrestinense, onde se plantando tudo dá. E com o topônimo do município de Agrestina está inscrito na parte central da faixa.


 

AGRESTINA MEU UNIVERSO
HINO DE AGRESTINA
Letra e Música: José Ferreira da Silva (Zé Caroba)


AGRESTINA, O TEU CÉU COR DE ANIL
O TEU SOL, TUAS NOITES E O LUAR
O TEU POVO PACATO E GENTIL
ÉS A TERRA DE QUEM SABE AMAR
TU NASCESTE DE UM POÇO QUE HAVIA
BEBEDOURO COMEÇAM A CHAMAR
NA TRAJETÓRIA SURGIU AGRESTINA
ESSA HISTÓRIA É LINDO CANTAR

OS SERTANEJOS NO PERÍODO DA SECA
MIGRAVAM PRA ZONA SULEIRA
PASSAVAM AQUI, MATAVAM A SÊDE
O PONTO DE APOIO ERA NOSSA RIBEIRA
FOI DAI ENCONTRADA UMA IMAGEM
DISSERAM OS CATÓLICOS O MILAGRE SURGIU
SE FEZ PADROEIRO DA NOSSA AGRESTINA
UM SANTO QUERIDO DO NOSSO BRASIL

O TEU CLIMA ÚMIDO E QUENTE
DOS VALES ABERTOS NA ZONA CENTRAL
AS TUAS CAMPINAS ENVOLVEM A GENTE
MEU BERÇO QUERIDO, MINHA TERRA NATAL
NEM POR MILHÕES ME AFASTO DE TI
SE ME AUSENTO ME PONHO A CHORAR
QUEM SE AFASTA DE TI AGRESTINA
VIVE SONHANDO EM VOLTAR

A TARDE NA TUA PRACINHA
A ORQUESTRA DAS AVES COMPÕE O CORAL
AGRESTINA TU ÉS TODA MINHA
AZUL E BRANCO É A TUA BANDEIRA
O POÇO É O SÍMBOLO DO NOSSO LUGAR
A SANTA DO DESTERRO É A PADROEIRA
CONTAMOS COM ELA EM TODO LUGAR